A partir de hoje (24) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, vai disponibilizar aos produtores mais uma modalidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O novo formato do documento, chamado de e-GTA, será expedido via sistema informatizado da Agência e integrado à Base de Dados Única da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura em até 24 horas após sua emissão. A utilização da e-GTA está em fase de teste na gerência da Adab em Salvador e, em breve funcionará, em todas as 15 Coordenadorias Regionais da Agência.

“Estamos, mais uma vez, em busca da qualidade do serviço de defesa agropecuária na Bahia”, salienta o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “A adesão à PGA é um grande passo que poderá beneficiar os produtores que, brevemente, também poderão solicitar a emissão da e-GTA em suas propriedades ou escritórios através de sistemas informatizados”, diz Salles, ressaltando que a Adab já vem realizando outros projetos para emissão do documento via online no Oeste da Bahia. Até o momento foram emitidas 200 GTA´s online, possibilitando o trânsito de 6.200 animais para confinamento e para o abate em frigoríficos inspecionados no Estado.

A e-GTA foi aprovada pelo Ministério da Agricultura por meio da Instrução Normativa nº 19/2011 que prevê ainda a possibilidade do documento ser baixado pelos estabelecimentos de abate ou pelo próprio produtor de destino com a permissão do Serviço Estadual de Sanidade Animal. “Vale ressaltar que a emissão e impressão da e-GTA deverá ser autorizada com base nos registros sobre estabelecimento de procedência da carga e no cumprimento das exigências de ordem sanitária para cada espécie”, explica o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

No documento devem constar informações referentes à carga movimentada como espécie do animal, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, além da identificação do emitente, do local de emissão e datas de validade. “Mas a grande vantagem dessa nova modalidade é a chance de consultar e atestar a autenticidade do documento de forma segura e rápida”, avalia o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que o modelo de GTA aprovado pela Instrução Normativa nº 18/2006 ainda poderá ser usado nos locais onde não for possível a adoção do formato e-GTA.

Ascom / Adab