Na última terça (23) e quarta-feira (24) a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) ministrou palestra no município de Campo Alegre de Lourdes, em parceria com outras instituições. Na pauta da agência, a importância do cadastramento dos apicultores no órgão. Campo Alegre de Lourdes é um importante polo apícola e o evento permitiu maior aproximação entre ADAB e os apicultores da região.
O Encontro dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes, evento foi promovido pela Cooperativa de Campo Alegre de Lourdes (COAPICAL), e participaram a SUAF, CAR e FEBAMEL, entre outros parceiros. O evento reuniu cerca de 200 apicultores. A participação da ADAB ocorreu com a palestra realizada pelo engenheiro agrônomo, José Honório, gerente técnico de Remanso.
Segundo a coordenadora do Programa de Sanidade das Abelhas da ADAB, Rejane Noronha, com as novas regulamentações, exigem que o apicultor que entrega mel para entrepostos com inspeção oficial, regularize o cadastro junto a ADAB. "Em caso de suspeita de doenças, o apicultor deve notificar o órgão para que um fiscal veterinário realize o atendimento. Não deve aplicar nenhum tipo de antibióticos para tratar as colmeias, pois são proibidos no Brasil e podem deixar resíduos no mel. Esses resíduos, além de causar danos à saúde do consumidor, poderão ser detectados pela fiscalização oficial", concluiu.