Uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e as Prefeituras Municipais de Belmonte e Barro Preto permitiu a implantação do Projeto “Adab na Escola” nos referidos municípios. Professores do 5º ano foram capacitados em Defesa Sanitária Animal, Vegetal e Inspeção de Produtos Agropecuários, nas Escolas Municipais Clemenceu Teixeira e Virgínia Mars entre os dias 12 e 16 de junho. Na oportunidade foram distribuídos os manuais dos alunos que servirão de ferramenta de apoio para que os professores desenvolvam atividades nas salas de aula.

“O treinamento fez uma abordagem estratégica com foco na formação dos estudantes como futuros cidadãos atuantes e comprometidos com a busca de soluções viáveis para os problemas relativos à defesa agropecuária”, afirmou a coordenadora de Educação Sanitária, Maria das Graças Oliveira Gusmão.

Durante a capacitação, a professora de Barrolândia, distrito de Belmonte, Gessiane Gomes Santos, citou que, antigamente, quando a Adab apreendia produtos, interditava ou fechava algum estabelecimento, ela pensava que estavam retirando o “ganha pão” do pobre. “Hoje, depois desta capacitação eu serei a primeira a defender as ações da Adab, pois a Adab está preservando a nossa saúde”, afirmou.

A orientação contou com a participação dos gerentes técnicos de Eunápolis e Itabuna, de profissionais da equipe de Educação Sanitária e de servidores da Adab, além de lideranças locais.

Ascom/Adab

71. 3116-8461