Toda hora é hora de aprender. Com esse lema o Programa ADAB na Escola finaliza o ano de 2017 com resultado bastante positivo. Na última semana, o programa esteve em seis municípios do interior da Bahia. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realiza ações, através das Coordenadorias e Gerências regionais espalhadas pelo Estado. As palestras ministradas pelos profissionais da agência oferecem informações sobre os programas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, bem como inspeção de produtos no que diz respeito ao consumo de carne e leite, biossegurança, transporte de produtos de origem agropecuária, uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

O projeto conta com o apoio das prefeituras e representantes das secretarias municipais de Educação de cada município. Na última semana, mais de 1000 crianças participaram das atividades de educação sanitária, que foram realizadas nas cidades de Itapetinga, Itarantim, Itambé, Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã por meio do Coordenador Regional da ADAB de Itapetinga, Paulo Ferraz, e da equipe de Educação Sanitária com a coordenação de Cynthia Carvalho Ribeiro, Técnica em Fiscalização Agropecuária.

a

O ADAB na Escola busca uma mudança de comportamento da comunidade escolar em relação à Defesa Agropecuária, principalmente, aos alunos do 5º ano das escolas municipais. O objetivo é educar para que eles possam adotar medidas sanitárias para melhorar a qualidade de vida da população rural e urbana, além da proteção ao Meio Ambiente.

Segundo a Coordenadora de Educação Sanitária e Desenvolvimento do Servidor da ADAB, Maria das Graças Gusmão “essas ações educativas produzem na população modificações conceituais, de valores e comportamentos em prol da melhoria sanitária e, consequentemente, da vida pessoal, familiar e social”. As atividades educativas aconteceram nas Escolas, em Exposições Agropecuárias, Propriedades Rurais, Laticínios, Câmaras de Vereadores, Sindicatos Rurais, Secretarias de Educação, bem como locais onde estavam envolvidos, além dos alunos e professores, produtores rurais, açougueiros, agricultores, dentre outros.

Em dezembro encerram as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos que participam do Projeto ADAB na Escola, com a apresentação de dramatizações, danças, músicas e outras atividades. Os professores apresentaram os resultados dos trabalhos, através de slides com fotos e vídeos gravados com os alunos, a premiação da melhor atividade desenvolvida pelo professor e a premiação das três melhores redações dos alunos de cada município. Todos os alunos recebem o título de Jovem Sanitarista.