A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) celebra hoje o Dia do Médico Veterinário, profissional, que exerce um papel de grande relevância na Defesa Agropecuária do Estado e do Brasil, com foco na saúde dos animais de produção e na saúde pública. A produção animal no Brasil é um dos segmentos mais importantes e a ADAB, através dos seus médicos veterinários, busca garantir a sanidade dos rebanhos e uma produção de proteína animal segura e de qualidade.
A profissão de médico veterinário foi criada no Brasil em 1918 e regulamentada há 83 anos, no dia 09 de Setembro de 1933, englobando atividades como o Controle de Enfermidades e Zoonoses; Segurança do Alimento com controle dos riscos em toda a cadeia alimentar; Tecnologia e Inspeção Higiênico Sanitária de Produtos de Origem Animal (atualmente é de competência exclusiva da profissão) com a oferta de alimentos seguros e bem-estar animal; Educação Sanitária; Produção Animal; bem como Extensão Rural, Pesquisa e Vigilância em Saúde.
O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, Willadesmon Silva, esclarece que é impossível explicar em uma lauda a importância deste profissional para a produção animal e para a inspeção de produtos e subprodutos, bem como para a economia da Bahia e do Brasil, na geração de emprego e renda. “Por isso, temos que dar valor ao nosso trabalho em prol da sociedade, seja na indústria, no frigorífico, na sanidade animal, no controle do trânsito agropecuário, no campo, na pesquisa e extensão. Agregamos valor as nossas riquezas”, disse o médico veterinário Desmon.
Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, não há dúvidas da importância deste profissional como promotor da saúde pecuária e humana, sendo esta amplamente reconhecida e divulgada pela OIE e OMS. “Por isso, para todos os médicos veterinários, desejo que sempre se lembrem e sigam o que representa a serpente no símbolo que identifica a Medicina Veterinária: a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de preservação da saúde”, aconselhou o médico veterinário e também fiscal estadual agropecuário Rui.
“Celebro este dia deixando um legado de estímulo para os nossos médicos veterinários, que se preparem com tecnologia, ética e, sobretudo, vislumbrando um futuro melhor, lembrando que o estudo e a dedicação permanente certamente contribuirão para o verdadeiro reconhecimento da importância da Defesa Agropecuária”, conclui o diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, parabenizando os Médicos Veterinários pela dedicação em fazer desta Agência referência no Brasil.
Amanda Almeida
Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461