ADAB PARTICIPA DA 6ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COSALFA

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - SEAGRI, participou na quinta (20) e sexta-feira (21), em Brasília, da 6ª reunião extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), convocada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa-Opas/OMS, onde foram discutidos temas como implantação do Banco Regional de Antígenos/Vacinas contra a Febre Aftosa (Banvaco), além das apresentações da Colômbia sobre os recentes focos de Febre Aftosa ocorridas e as medidas implementadas por este país, pelo Brasil, Equador e Venezuela.

Participaram da reunião os 13 países da América do Sul, setores representativos dos produtores do Brasil e de outros países, indústrias de vacinas e, órgãos do serviço oficial dos estados.

Os países deverão realizar um estoque estratégico de vacinas contra Febre Aftosa, para atender a uma possível emergência sanitária. Este é um dos passos para o programa da retirada da vacinação contra Febre Aftosa do Brasil e dos demais países da América do Sul. A formação de um Banco de Vacina é essencial para o Brasil que possui um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos.

A representante do Serviço de Defesa Animal da Colômbia apresentou as medidas adotadas por seu país nos casos de controle dos focos de aftosa que ocorreram em sua nação. Foi ressaltada pelos participantes do evento a importância da ajuda mútua à Colômbia para resolver os problemas dos focos de Aftosa, pois não se trata apenas de uma questão local e sim regional, da América do Sul.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461