Compartilhamento de responsabilidades, através da descentralização dos serviços e troca de informações. Em busca de uma defesa agropecuária cada vez mais forte e eficiente a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participou na sexta-feira (22), no município de Juazeiro, da solenidade de entrega do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na oportunidade o Diretor-geral da agência, Bruno Almeida, e o diretor de inspeção, Willadesmon Santos, acompanharam a inauguração do Entreposto Ovos da Caatinga.

Com foco na agricultura familiar, o SIM proporciona a regulamentação, fiscalização e inspeção de agroindústrias, de produtos animal e vegetal, para que eles sejam comercializados dentro dos municípios. “Essa é uma conquista muito importante. Honrado em poder participar desse momento no qual os gestores compartilham da responsabilidade da defesa agropecuária. Isso mostra um avanço do setor produtivo, independente de ser agricultor familiar ou grandes produtores. A preocupação é com a Saúde e a qualidade dos produtos. Atuando juntos nós trocamos experiências, informações, garantindo assim, uma agropecuária cada vez mais forte”, ressaltou Bruno Almeida.

a

A certificação foi viabilizada pelos investimentos do Governo do Estado, da ordem de R$ 409 mil, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  Os recursos foram aplicados na base de produção e na aquisição de equipamentos para adequação do Entreposto de Ovos.

Na oportunidade o Diretor-geral da ADAB anunciou a publicação da portaria que visa promover a formalização da atividade da agroindústria de pequeno porte junto ao serviço de inspeção oficial e a ampliação de oferta de produtos de origem animal inspecionados e seguros. Através da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA), foi construída a minuta do Regulamento Técnico para a implantação, registro, funcionamento, inspeção e fiscalização dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte elaboradores de produtos de origem animal no âmbito do Estado da Bahia.

a

Durante a semana a ADAB também esteve reunida com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e parlamentares para tratar, exatamente, dos consórcios territoriais na utilização do SIM. Atualmente, são 88 serviços de inspeção municipal em funcionamento. Segundo Willadesmon Santos “a agência está à disposição para intercâmbio técnico para troca de conhecimentos entre a ADAB e os serviços municipais. A ideia do SIM é regularizar, sobretudo, os estabelecimentos da agricultura familiar”, afirmou o diretor da DIPA.

Também participaram do evento o deputado federal, Josias Gomes, o deputado estadual, Tum, o secretário em exercício da (SDR), Jeandro Ribeiro, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, técnicos, representantes do setor produtivo, entre outras autoridades.