O diretor de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Rui Leal, representou a Bahia no Fonesa Nordeste que aconteceu no dia 23 de abril, em João Pessoa. O diretor explanou sobre o pleito dos estados considerados livre da PSC para o reconhecimento da OIE e solicitou ao Ministério da Agricultura a implementação de uma política sanitária para nordeste e norte, visando a erradicação da Peste Suína Clássica, visto que, apenas a Bahia e Sergipe são reconhecidos nacionalmente como livre desta doença.
Foram debatidos outros de temas como a Mosca-das-frutas, a Mosca-da-carambola, a lagarta Helicoverpa armigera, o registro de extensão de uso de Agrotóxico para culturas ainda não regulamentadas, bem como os convênios e as dificuldades dos estados nas ações de defesa agropecuária.
Para o diretor de DDSA a reunião marca um momento importante em se tratando que esta foi a 1ª reunião do Nordeste para discussão de temas importantes e comuns a todas as Agências. "Vamos elaborar um documento ao Ministério da Agricultura para cobrar mais recursos financeiros, padronizações nas ações de convênios e agilidades nos processos que requerem a publicação de legislação específica”, finalizou Leal.
Assessoria de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Tel/Fax: 71. 3116-8461