Um dos órgãos do Governo do Estado que compõe a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) marca presença na 50ª etapa do programa de proteção ao Velho Chico e seus povos. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (14).

Além da Adab, participam das ações mais de 260 profissionais, entre técnicos, policiais, membros do Ministério Público da Bahia (MP-BA), servidores e colaboradores de 42 órgãos públicos e entidades do meio ambiente, divididos em 27 equipes.

No total, 13 municípios são contemplados com as atividades de fiscalização e educação ambiental: Guanambi, Mortugaba, Jacaraci, Urandi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Palmas de Monte Alto, Caetité, Igaporã, Iuiu, Malhada e Carinhanha.

“Vamos atuar com ações de fiscalização dos empreendimentos potencialmente impactantes, educação socioambiental e diagnóstico da implementação de políticas públicas. Destacamos a importância da integração dos múltiplos conhecimentos e olhares para compreensão dos problemas pelos quais passa o São Francisco, especialmente no enfrentamento das mudanças climáticas e de injustiça socioambiental na bacia“, avalia a coordenadora-geral da FPI, a promotora de Justiça e Meio Ambiente, Luciana Khoury, que também coordena o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), de atuação especial do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O objetivo da FPI do São Francisco, além de fiscalizar, é ainda orientar a população e implementar medidas amplas e integradas para a preservação da bacia do rio, as comunidades que dela fazem parte e o patrimônio cultural.

Fotos: FPI / Crea-BA / Divulgação