No primeiro trimestre de 2021, a produção de ovos na Bahia cresceu 42% em relação ao mesmo período do ano passado, um indicativo que o segmento pode avançar significativamente, como reforçaram representantes da avicultura durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia, na terça (29), com participação de integrantes da SEAGRI, SDR, CAR e ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). A agência contribui com orientações técnicas para implantação de novas unidades de beneficiamento de ovos e matadouros frigoríficos.

“Além do governo do estado, o setor produtivo de aves e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) debateram as demandas em prol do crescimento da avicultura e tratamos da regularização do trânsito e comércio, com participação de representantes de diversos municípios, um evento que certamente vai gerar bons resultados”, ressalta Rafael Mendes, diretor de Inspeção da ADAB.

“Um retrato da avicultura baiana que, apesar da pandemia, está em ascensão com o consumo de 45 kg de carne per capita/anuais. As demandas do setor foram expostas na audiência que tem a importância de reunir ideias em busca de alternativas”, diz José Ramos, coordenador de Inspeção de Produtos Cárneos.

Representantes da Associação Baiana de Avicultura destacaram a motivação injetada nas agroindústrias de pequeno porte, com a publicação das portarias 79/19 e 59/20 pela ADAB que beneficiam as cadeias produtivas, além de projetos construídos em conjunto com entidades representativas.

Consórcio Bacia do Jacuípe

Outro evento virtual nesta terça e quarta (30) reuniu representantes de 16 municípios e equipes técnicas do MAPA e ADAB na Oficina Poa para Consórcios- CONSIM com participação do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe, com foco na ampliação de mercados.

“Periodicamente os encontros acontecem para viabilizar novos empreendimentos, onde os profissionais da ADAB em conjunto com a equipe do MAPA, orientam as equipes dos Consórcios para que haja estruturação do Serviço de Inspeção, com vistas a adesão ao SISBI, o que proporcionará a ampliação do mercado para as agroindústrias de produtos de origem animal do território”, explica Gustavo Viana, coordenador de Auditoria, Processos e Gestão da autarquia.

O trabalho é um projeto piloto monitorado pelo MAPA para orientação às empresas que almejam comercializar em todo o território nacional e já se estruturam para aquisição do selo SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal).

Secretários de Agricultura e equipes técnicas das prefeituras participaram da oficina em formato virtual para atualização de informações e ampliação da comercialização de carne, pescados, queijo, mel, ovos e respectivos derivados.

Outras Oficinas semelhantes já aconteceram envolvendo municípios do Portal do Sertão, Bacia do Paramirim e Território do Recôncavo.