ADAB participa de Fiscalização Preventiva Integrada no Velho Chico

ADAB na 39ª FPI - Paulo Afonso

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB é um dos órgãos presentes na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco da Tríplice Divisa, que envolve os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. São quase 500 agentes, desde promotores de Justiça, Procuradores da República e do Trabalho e técnicos de 56 instituições e entidades, reunidos em uma força-tarefa na tentativa de salvar o rio da integração nacional.

Durante a ação, a ADAB está baseada do lado baiano do Velho Chico, na região de Paulo Afonso, coordenando a equipe de combate aos impactos dos agrotóxicos. A tarefa é dividida com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).

Os técnicos da Agência também se dividem com os grupos de psicultura e rural.

Na equipe de agrotóxicos, a ADAB é representada pelos técnicos Eládio Dourado (Fiscal Estadual Agropecuário), Keyla Soares (Engenheira Agrônoma), Albany Lopes (Fiscal Estadual Agropecuário) e Belchior Luiz Dantas (Engenheiro Agrônomo). "Nosso objetivo é promover inspeções em revendas de agrotóxicos e também em propriedades rurais e, ao final, elaborar um diagnóstico da região, com informações sobre a dinâmica geral de manejo dos agrotóxicos e seus impactos na saúde das pessoas e no meio ambiente", afirma Eládio Dourado, coordenador da equipe.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br