A união de esforços entre setores público e o privado em prol da defesa agropecuária será destaque no 3º Fórum Rondoniense de Prevenção da Febre Aftosa, realizado em Porto Velho amanhã (30). O evento organizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), terá como tema principal as “Responsabilidades compartilhadas entre setor privado e público para manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”.

 

O Fórum acontece das 8h30 às 12h (horário de Rondônia), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli e também terá transmissão pelo canal da Idaron no YouTube. Rondônia já possui reconhecimento internacional como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, com chancela da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O grande desafio agora é estabelecer políticas que assegurem a manutenção do status sanitário.

 

Dentre os palestrantes, a convite da Idaron, está o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Geraldo Marcos de Moraes e Iram Ferrão, fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que vai participar do Painel Perspectivas Econômicas, abordando a “Importância da sanidade animal nos lucros da propriedade”, às 11 horas.

 

Para o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, é fundamental conhecer cenários de outros estados e trocar experiências positivas como estratégia de aprendizagem. “Há 24 anos não temos febre aftosa na Bahia. O trabalho tem sido constante e atuante por parte do nosso competente corpo técnico. Agora, precisamos nos preparar e fortalecer a Agência para o reconhecimento do novo status sanitário e seguir com o desenvolvimento da agropecuária baiana”, destacou Oliveira, enfatizando que a participação de Iram Ferrão vai trazer novas perspectivas para o cenário das atividades na Bahia.

 

 

Ascom Adab 29/10/2021

Tel. (71) 99948-8385/ 3194-2042