A Bioeconomia do Vale do São Francisco se movimenta em busca de alternativas para melhorar a produtividade, a exemplo das discussões e atualizações inseridas no Workshop Abelhas e Produção Agrícola, que acontece no município de Petrolina, até essa quinta (23). Durante três dias, apicultores, promotores do Ministério Público, pesquisadores da UNIVASF, da Universidade de Cardiff no País de Gales e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de fiscais estaduais agropecuários dos estados da Bahia e Pernambuco, debatem as novas descobertas a cerca do segmento.

 


A



A coordenadora do Programa de Sanidade das Abelhas da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Rejane Noronha, presente ao Workshop, destacou a importância do evento.“Estudos realizados pela UNIVASF indicaram a presença de resíduos de pesticidas na pele (cutícula) de abelhas coletadas na região e embora não se possa concluir que tenham provocado a mortalidade desses insetos, seus efeitos danosos são bastante conhecidos”. Segundo ela, existem pesticidas que prejudicam o sistema imunológico das abelhas de modo que os insetos ficam mais susceptíveis a doenças.

 


A



“A queda da população de polinizadores no mundo é extremamente preocupante, já que 70% das culturas agrícolas dependem desses insetos. São fundamentais mais estudos sobre a interação pesticidas-polinizadores, fiscalizações na utilização desses insumos e adoção de práticas agroecológicas”, conclui Rejane.