Até a próxima sexta-feira (08) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participa do V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - ENDESA 2017, na cidade de Belém. O diretor de Defesa Animal, Rui Leal, além de mais quatro fiscais estaduais participam do encontro. Dentro do evento estão sendo realizadas reuniões do Fórum dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária. O objetivo do encontro é debater assuntos da Defesa Sanitária Animal, principalmente, relacionados ao Plano Estratégico de Retirada da Vacinação do Brasil, que deverá iniciar em 2019 pelos estados do norte do país.

O ENDESA é promovido pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o tema: “Serviço Veterinário Brasileiro: Em busca da Sustentabilidade” e contará com diversos apoios. Segundo Rui Leal “é fundamental a participação de técnicos da agência nestes eventos, já que eles promovem a capacitação e atualização dos nossos servidores”, finalizou.

a
O encontro busca aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico, realiza um balanço das ações dos dois últimos anos e projeta ações para o próximo biênio.

Participam palestrantes nacionais e internacionais que tratam de temas como o papel dos serviços veterinários na produção e comércio seguro de alimentos e no bem-estar animal; desempenho, avaliação e financiamento do serviço veterinário nacional; aplicação de ferramentas da epidemiologia e economia no serviço oficial; papel do veterinário privado na defesa sanitária; abordagem de saúde única em resistência a antimicrobianos e o plano de ação do Brasil; interação dos veterinários das Forças Armadas com o serviço veterinário oficial, além de temáticas relacionadas às ações em epidemiologia, trânsito, quarentena e saúde de suínos, abelhas, animais aquáticos, ruminantes, animais selvagens, equinos e aves.