O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), representando o Secretário Estadual de agricultura, Jairo Carneiro, participou ontem (04) da cerimônia de posse da nova diretoria, biênio 2015/2016, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), no buffet Olavo Nascimento, em Barreiras. O evento contou a presença de aproximadamente 400 convidados, entre eles o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência, Armando Sá, autoridades, produtores rurais, representantes de instituições de ensino e pesquisa, associações, sindicatos e os colaboradores da instituição.

Paulo Emílio Torres ressaltou a importância da cotonicultura para o Estado, principalmente pela contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB). “A região Oeste fortalece o ranking brasileiro ao manter a Bahia como 2º maior produtor de algodão, com ressalvas para a qualidade do fio produzido” informou o diretor geral da ADAB, ressaltando que a parceria continua firmada para solucionar o problema fitossanitário que tem acometido as lavouras.

A nova diretoria foi empossada pela ex-presidente, Isabel Cunha, e no seu discurso de posse, o novo presidente, Celestino Zanella, falou sobre a perspectiva de futuro para a Abapa, ressaltando que todos devem ter fé, confiança, esperança e coragem de mudar as coisas necessárias. “Um dos desafios que os produtores da Bahia têm, é o escoamento da produção por caminhos mais simples, baratos e viáveis. Uma das soluções seria o escoamento da nossa mercadoria pelo porto de Salvador, em vez do porto de Santos, já estamos trabalhando para que isso aconteça. A agricultura também precisa desenvolver o setor secundário, e o projeto de implantação de uma esmagadora de algodão será o início, para que tenhamos fiação, tenhamos uma indústria têxtil, e no futuro, uma indústria de moda. Dentre esses e outros desafios, acredito que estamos no caminho certo”, disse o novo presidente.

Os membros assumirão seus cargos a partir do dia 01 de janeiro de 2015.

Conselho Diretor

Presidente Celestino Zanella