Dando continuidade às ações desenvolvidas pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Estado (PNCEBT), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), executou atividades em Vitória da Conquista, nessa terça (30). Foi realizada reunião com a equipe da coordenadoria, médicos veterinários oficiais, técnicos e gerentes técnicos ligados à Diretoria de Defesa Sanitária Animal (DDSA) além de palestra sobre vacinação contra a Brucelose aberta ao público.

Em pauta, as metas e planejamento das ações do programa para 2019 incluindo realização de cursos de agentes vacinadores, ações de educação sanitária e promoção à vacinação de brucelose. A região possui uma das maiores cobertura de vacinas contra Brucelose na Bahia, com cerca 85% de vacinação. De acordo com a coordenadora do PNCEBT-BA, Luciana Ávila, “a regional de Vitória da Conquista ainda possui municípios destoando dessa realidade, por isso, é fundamental trabalharmos para promover ampla cobertura vacinal em todas as regionais, reduzindo a prevalência e a incidência de focos de Brucelose e, consequentemente, reduzindo os prejuízos econômicos e à saúde publica que essa enfermidade acarreta”.

Também uma palestra sobre vacinação contra a Brucelose fez parte da programação e foi ministrada pela coordenadora Luciana Ávila, da ADAB, com o tema “Normativas para o uso da RB-51 no Estado da Bahia”. Na platéia, revendedores das vacinas, veterinários, produtores e estudantes de veterinária.