A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu uma ação no Distrito Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina, com o objetivo de reforçar o comprometimento em fortalecer a cadeia produtiva apícola no estado.

O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (19), apresentou o novo Programa de Prevenção, Controle e Erradicação de Doenças das Abelhas, que visa proteger e valorizar os plantéis apícolas e meliponícolas da região.

A ação, em parceria com a Prefeitura de Lençóis, também beneficiou a chegada da Casa do Mel, infraestrutura essencial para apoiar os apicultores locais, com a promoção do manejo sanitário adequado, a qualificação da produção de mel e derivados, e garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva.

"Além de fomentar a segurança alimentar, a iniciativa contribui para a preservação ambiental, considerando o papel vital das abelhas na polinização e na biodiversidade", a fiscal estadual agropecuária da Agência, Luciana Ávila.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Lençóis parabenizou os profissionais da Adab pela contribuição ao setor apícola local.