ADAB promove palestra aos criadores de gado de Baixa Grande

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (SEAGRI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Baixa Grande, promoveu na última segunda-feira (6), na Câmara dos Vereadores, a palestra "Dois dedos de prosa", conduzida por funcionários desta autarquia. A importância do órgão e seus compromissos sobre a segurança alimentar, a prevenção e a vacinação dos animais, foram temas abordados na palestra.

O coordenador regional da ADAB, Aurino Soares de Melo, ressaltou o papel da ADAB na sociedade. "O produtor não deve enxergar a ADAB apenas como um órgão de fiscalização, mas como um órgão de proteção, que está disponível para auxiliar o produtor no seu desenvolvimento", frisou o coordenador. "A partir do momento em que a ADAB evita que as doenças ingressem em nosso Estado e não entrem na porteira do produtor, nós estamos assegurando e salvaguardando o rebanho, protegendo os consumidores de doenças, e que possíveis infecções possam ser transmitidas por animais que foram abatidos inadequadamente", concluiu Aurino.

O gerente da ADAB de Ipirá, Júlio Cesar, disse "que o evento foi uma oportunidade de levar os conhecimentos técnicos junto aos criadores e tentar melhorar a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que se inicia em maio, para que assim, possa atender aos produtores com o objetivo de terem seus rebanhos imunizados". Em maio será iniciado a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Sem a vacina, o produtor não tem autorização para transitar com os animais e não pode comercializar produtos como leite e derivados e carne.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br