Ações de educação sanitária e vigilância veterinária têm sido programadas pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e esta semana, as equipes estão em Iguaí e Ibicuí levando orientações sobre a utilização de agrotóxicos, desde a importância dos produtos serem adquiridos somente em lojas especializadas até o descarte legal das embalagens vazias às centrais de recebimento para evitar riscos ao homem e ao meio ambiente, em palestra da engenheira agrônoma Keyla Soares direcionada a trabalhadores, representantes de revenda, produtores rurais, estudantes e técnicos.

Também a capacitação para agentes vacinadores da Brucelose tem atraído público em regiões para onde estão agendadas. O treinamento gratuito dos inscritos acontece através de aulas práticas e teóricas sobre os cuidados para a vacinação das bezerras de bovinos e bubalinos entre 3 e 8 meses de idade.

“Ampliar a imunidade contra essa doença que também atinge o ser humano é fundamental para assegurarmos a sanidade dos rebanhos e a produtividade dos animais. Os agentes se constituem em parte do exército que está na linha de frente contra doenças que provocam muitos prejuízos e atuam sempre acompanhados por médicos veterinários da ADAB”, registra a coordenadora do Programa de Controle da doença, Luciana Ávila, que destaca a parceria com a FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para efetivação da capacitação.


a



Durante a estadia nas cidades, o diretor de Defesa de Sanidade Animal, Carlos Augusto Spínola, aproveitou para divulgar as ações da autarquia para prevenir surtos e lembrar sobre a obrigatoriedade do recadastramento de propriedades geolocalizadas para implementação de estratégias de defesa agropecuária através de entrevistas nas rádios locais.

Entre 23 e 25 deste mês, a equipe realiza o treinamento para agentes vacinadores em Cícero Dantas e entorno.


a  a