Iniciou ontem (21), no município de Ibicuí, o II Encontro Estadual de Educação Sanitária com Ênfase no Projeto Adab na Escola, com a proposta de ampliar as atividades de sensibilização da comunidade escolar, do ensino fundamental da rede pública municipal, em relação à Defesa Agropecuária. O evento foi aberto com bênção do Padre Valdo e encerra hoje (22), com a participação dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Ibicuí e Nova Canaã, das Coordenadoras de Educação, professoras que vêm desenvolvendo as atividades do projeto Adab na Escola no município e dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, participou da abertura do evento, representando o diretor-geral Marco Vargas, compondo a mesa com a coordenadora do programa de Educação Sanitária Maria das Graças Gusmão, o coordenador regional de Itapetinga, Paulo Ferraz, o gerente de Ibicuí, Carlos Augusto Chaves, e os secretários de Educação e Administração, Teresinha Barbosa e Jadson Ferreira Santos, respectivamente, representando a prefeita municipal.

“O evento está revestido de grande importância, pois traz as experiências vividas na prática pelas escolas da rede municipal, com alunos da zona rural e da sede, levando aos produtores no campo o que eles aprenderam em sala de aula”, disse Rui Leal. A coordenadora do programa Maria das Graças Gusmão esclareceu que o Projeto Adab na Escola busca promover mudança comportamental para elevar o padrão zoofitossanitário do Estado, melhorando a saúde publica.

Paulo Ferraz afirma que vai trabalhar para elevar o numero de escolas aderida ao projeto nos municípios da sua coordenadoria regional de Itapetinga, ressaltando o empenho da equipe formada por médicos veterinários, agrônomos, auxiliares de fiscalização, além de possuir no quadro uma pedagoga, que vem coordenando as atividades na região. “Estamos totalmente comprometidos com os treinamentos dos professores e visitas às escolas para transferir os conhecimentos aos alunos”.

O gerente da Adab de Ibicuí, Carlos Augusto, relata que o projeto vem trazendo benefícios à defesa agropecuária do município, pela consciência criada nos estudantes sobre as principais pragas/doenças trabalhadas pela Agência, no consumo de alimentos seguros, inspecionados, nos cuidados que o produtor tem que ter na aplicação de agrotóxicos, bem como no descarte correto das embalagens.
Ele ainda reportou os depoimentos dos professores, sendo unânime o sucesso do projeto Adab na Escola no município. “Que deveria ser estendido para todas as escolas, pois além de ensinar aos alunos, elas também aprendem com a defesa agropecuária. O comportamento dos alunos tem melhorado quando executam o Projeto em sala de aula, normalmente uma vez na semana ou através de visitas aos produtores no campo, bem como aos laticínios, frigoríficos e aos produtores”, concluiu Carlos Augusto.

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
www.adab.ba.gov.br