Solicitar o empenho de todos os servidores às atividades relacionadas com a Emergência Fitossanitária da Helicoverpa no Oeste da Bahia e com o Controle Populacional de Mosca-das-Frutas no Vale do São Francisco. Este foi o principal objetivo da reunião de alinhamento técnico da equipe que compõe a diretoria de Defesa Sanitária Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Seagri, realizada na quinta-feira, 21 de agosto, no Auditório da CEPLAC, Rodovia Ilhéus / Itabuna.

Sob a liderança do diretor da Defesa Sanitária Vegetal (DDSV) e a coordenadora regional de Itabuna, Armando Sá Nascimento Filho e Fernanda Mendonça, respectivamente, os assuntos pertinentes ao ofício da defesa vegetal foram discutidos com os 25 servidores presentes, como a fiscalização do trânsito, inspeções fitossanitárias, métodos diagnósticos, vigilância epidemiológica, controle de pragas e a fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos.

“Estamos enfrentando atualmente duas situações emergenciais: a Helicoverpa, que é uma preocupação constante desde quando foi confirmada, no início do ano passado; e a Mosca-das-frutas, que vem atingindo os pomares na região do Vale do São Francisco, diante da falta de controle populacional da praga por parte dos produtores que não adotam as medidas fitossanitárias exigidas. Preciso da total dedicação por parte da equipe de engenheiros agrônomos da ADAB nas expedições que começam ou continuam no início de setembro”, explicou o solicitou o diretor.

Os coordenadores de projetos também expuseram as atividades no âmbito das culturas regulamentadas, sejam elas presentes ou ausentes ( Sigatoka Negra e Moko da Bananeira e Cochonilha do Carmim), mas que se constituam em ameaças fitossanitárias. Dentre as pragas presentes temos: Broca-das-anonáceas, Mancha Preta dos Citros, Mosca-das-Frutas, Bicudo do Algodoeiro, Virose do Mamoeiro  e Fusariose do Abacaxi.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461