A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia vem realizando diversas reuniões com produtores rurais, com o objetivo de sensibilizar o setor com relação às suas responsabilidades dentro do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). Nos últimos encontros, as discussões giraram em torno da vigilância epidemiológica, item fundamental para colocar a Bahia em condições de requerer a suspensão da vacinação contra a doença.
Os encontros do mês de novembro aconteceram na Unidade Veterinária Local (UVL), dos municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas, com a participação de cerca de 20 criadores e lideranças em cada reunião. De acordo com José Neder, coordenador do PNEFA e fiscal estadual agropecuário da Adab, as reuniões são importantes para engajar o produtor e fazer com que ele participe efetivamente do programa. “Estamos fazendo esses encontros para falar da importância das notificações no processo de vigilância do PNEFA e engajar o setor produtivo em todo o sistema de defesa agropecuária estadual”, explica Neder.
Também foram realizadas reuniões com as equipes técnicas da defesa sanitária animal dos territórios, para alinhar procedimentos e atualizar informações sobre o PNEFA. “Todos os elos precisam estar cientes e, por isso, comunicamos quais são as perspectivas, quais pontos devem ser melhorados, buscando sempre o aumento da eficiência das atividades”, comenta o Coordenador que realizou as reuniões acompanhado pelo fiscal estadual agropecuário da Adab, Iram Ferrão.
Ascom Adab. 12/12/2021
Tel. 3194-2044/2022/99948-8385