Uma iniciativa pioneira. Atenta as necessidades de padronização aos procedimentos realizados em frigoríficos, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realiza o primeiro treinamento de aprimoramento teórico/prático de médicos veterinários oficiais. Com o tema “Inspeção Ante e Post Mortem em Animais de açougue” as atividades foram realizadas no Matadouro Frigorífico - Frigoalas, no município de Alagoinhas.

O treinamento tem como objetivo padronizar as atividades, quanto aos aspectos das fiscalizações realizadas pelo corpo técnico na inspeção sanitária das diversas espécies de abate (bovino, suíno, caprino e ovinos). Foram utilizados de recursos didáticos unindo a teoria e a prática. Esse material será aplicado, rotineiramente, na harmonização dos procedimentos (padronização).

a

Esse foi o primeiro, de seis atividades que vão acontecer em todo o Estado. A ação contou com a participação de quatro instrutores e, ao todo, dez servidores da agência. “Esse treinamento é na verdade uma troca de experiências. Nós utilizamos conteúdo teórico aliado a prática diária do servidor que estará no frigorífico. É o treinamento para rotina das inspeções nos matadouros”, garantiu a fiscal estadual agropecuário, Anete Lira, uma das instrutoras.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA), Willadesmon Silva, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Frigoalas e parabenizar os servidores pela iniciativa. “Agradecer ao Frigoalas que é um estabelecimento com SISBI, registrado na ADAB e atende aos pré-requisitos para abrigar nosso curso. Queria enaltecer a nossa equipe que é altamente capacitada e convocar os servidores para os próximos cursos”, finalizou.

Os Fiscais Estaduais Agropecuários, multiplicadores do treinamento, foram previamente capacitados em uma planta do SIF no mês de março.

Foram tratados os seguintes temas: Inspeção ante mortem (Recebimento dos animais; Documentos para recebimento; Currais - lotação/bem estar animal; Condução ao abate; Atordoamento; Sangria, Inspeção post mortem (Condução do processo: tempo de sangria/evisceração; PSO; Manipulação; Linhas de Inspeção; MER; Armazenamento; Expedição e a parte documental (Planilhas e seus preenchimentos; Renovação / SIAPEC), além da parte prática (linhas de inspeção e rotina).

a

Os próximos treinamentos stem previsão de sera realizados de 07 a 09 de maio, em Jequié; de 21 a 23 de maio (Frigoalas); 04 a 06 de junho, em Jequié e de 11 a 13 de junho (Frigoalas). Há a possibilidade de acréscimo de dias ou alterações de datas.