Esta sendo realizado no laboratório da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), o LADESA, o processo de avaliação do serviço oficial de diagnóstico laboratorial. Esta auditoria é realizada por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Esse processo visa avaliar o trabalho realizado, a equipe técnica, qualidade e confiabilidade no diagnostico laboratorial das principais enfermidades que possam vir a acometer o rebanho do Estado.

A ação acontece durante toda a terça-feira (22). A programação inicial se deu com uma reunião de apresentação com toda equipe técnica do LADESA, o diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida e o diretor de Defesa Sanitária Animal (DDSA), Rui Leal. Além da equipe de auditores do INMETRO. Foram apresentadas as metodologias aplicadas e a importância para o Estado em possuir um laboratório de diagnóstico com ISO 17025:2017. Esse é o selo de qualidade que coloca o LADESA adequado as mais rigorosas normas de qualidade a nível nacional e internacional.

O LADESA/ADAB foi criado com a missão de realizar o diagnóstico laboratorial das mais diversas enfermidades dos animais, treinar e reciclar equipes técnicas de campo na coleta de material para vigilância agropecuária e na defesa agropecuária.
a

Com as análises realizadas, o Estado agrega uma estrutura com alto grau tecnológico, que tem papel importante no monitoramento das enfermidades dos animais, diretamente, influenciada na qualidade dos produtos e subprodutos da indústria agropecuária e na saúde pública.

Com o laboratório a ADAB disponibiliza ao setor agropecuário uma estrutura de excelência, viabilizando tecnologia de ponta para os agricultores, que na grande maioria não tem condições de acesso ao serviço, reduzindo muito o risco da ocorrência de zoonoses e transmissão de enfermidades.