A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) recebeu a visita técnica de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) com o objetivo de conhecer melhor as operações do órgão baiano e do novo Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab). O órgão cearense também implantará seu novo sistema e terá como referência a plataforma baiana e o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
"Essa missão técnica trouxe auditores da parte vegetal e o pessoal da Tecnologia de Informação da Adagri, e a ideia é conhecer os principais problemas na transição dos sistemas da Adab, como é que passou a funcionar o cadastro agropecuário, a emissão de Guias de Trânsito Animal e de permissão de trânsito vegetal. Então, como nós estamos no processo de transição, queremos filtrar e reduzir os problemas na Adagri", explicou o auditor fiscal estadual agropecuária, Dimas Oliveira.
A primeira reunião, que aconteceu na tarde da última terça feira (17), e continuará nesta quarta (18) e quinta-feira (19), contou com a presença da equipe técnica da Diretoria de Sanidade Vegetal da Adagri: Víctor Coelho, Cristiano de Sousa, Dimas Oliveira e Fábio Farias.
O Estado do Ceará, segundo dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, é o estado líder na produção de diversos produtos do setor agropecuário, como o tomate, que lidera a produção no Nordeste.
Texto: Paula Almeida