Dar sequência as ações firmadas pelo termo de cooperação técnica no combate ao abate informal e prezar pela qualidade dos produtos cárneos. Este foi o mote da reunião que aconteceu na última quarta-feira (25), com o Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados (Sincar/BA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Para o presidente do SINCAR, Júlio César Farias, é preciso unir forças para fortalecer o mercado e minimizar os riscos da população diante do consumo de produtos cárneos clandestinos. “A parceria incansável do SINCAR com a ADAB nesta área vem promovendo resultados expressivos e positivos para a população, que já começou a entender a importância de adquirir um alimento de qualidade e com inspeção. Por isso a parceria precisa continuar com a recém-empossada diretoria da ADAB", destacou Júlio, que estava acompanhado pelo assessor Antônio Dantas.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da ADAB, Willadesmon Silva, disse que as ações para legalização do abate já estão consolidadas. “O SINCAR tem força política importante para o agronegócio, por isso é hora de renovar as forças para intensificar as fiscalizações, apreendendo carnes irregulares e criando novos pólos regionais para crescer a oferta de carne com qualidade e evitar riscos à saúde dos baianos”, apontou o diretor, lembrando que o foco é sempre a saúde pública.

Durante a reunião o diretor-geral Oziel Oliveira solicitou que fosse reestruturada a forma de arrecadação do Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), com o apoio incondicional do SINCAR. “O FUNDAP representa um “seguro” do pecuarista que é importante para toda a cadeia de produção, além de fortalecer as ações de Sanidade e da ADAB, já que os recursos arrecadados vão garantir a indenização e atendimento imediato ao pecuarista, emergencialmente”, esclareceu o diretor, lembrando que já esteve reunido com o presidente do FUNDAP, Gilberto Barros, para discutir sobre o tema. “A ADAB prima pela qualidade e inocuidade dos produtos cárneos, pela sustentabilidade da pecuária e pelo fortalecimento regional das cadeias produtivas”, acrescentou Oziel.

O SINCAR conta hoje com 32 associados que cumprem com as obrigações e exigências higiênico-sanitárias vigentes em lei e fiscalizadas pela ADAB.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461