A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, realizou uma série de visitas técnicas para a supervisão nas indústrias lácteas localizadas na região da Coordenadoria Regional de Irecê. Ao todo foram quatro laticínios vistoriados durante a semana passada, entre os dias 15 e 19 deste mês, com a proposta de manter os estabelecimentos dentro dos padrões higiênico-sanitários exigidos por lei para o beneficiamento de produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Estadual.

O primeiro estabelecimento visitado foi o Laticínio Valpadana, em Irecê, dos proprietários Evilásio Chaves e Eduardo Chaves. “Ficamos impressionados com a integração e união entre as usinas e as cooperativas localizadas na região”, frisou o coordenador de operações especiais da Adab, Adilson Pinheiro. Eles afirmaram ainda que atualmente não existem fabricos clandestinos produzindo e comercializando leite e seus derivados.

Depois foi o Laticínio Vip para conferência das adequações exigidas pela ADAB, estando, no momento, cumprindo a legislação pertinente em relação à estrutura física e equipamentos para o processamento de leite de derivados. Esse empreendimento ficou durante 20 anos produzindo queijo sem certificação nos órgãos competentes. O Laticínio Micky produz iogurte de qualidades com equipamentos dentro das normas.

A Cooperativa de Jussara também passou por supervisão, pois possui um projeto de adequação e ampliação aprovado, bem como os recursos locados. Para isso tornou-se necessário realizar as mudanças no fluxograma com a finalidade de processar outros produtos e, assim, atender ao processo tecnológico, agregando maior valor e tornando o empreendimento autossuficiente no processo de produção.

Nova Cooperativa de Uibaí

Uma reunião foi realizada para firmar os últimos acordos para a implantação do laticínio, no distrito de Caldeirão, da Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), sendo o primeiro estabelecimento do Brasil de beneficiamento de leite proveniente de propriedades certificadas como Livre de Brucelose e Tuberculose e da agricultura familiar.

“Este empreendimento é resultado da organização da cadeia produtiva do leite na região, que se constitui em significativa bacia leiteira desenvolvida por agricultores familiares, dando um grande salto de qualidade na pecuária leiteira, agregando segurança e valor ao produto”, concluiu o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas.

O Prefeito de Uibaí, Pedro Rocha, o Secretário Municipal de Agricultura, Gustavo Eduardo, o Presidente da Cooperativa, Sergio Machado, e o fiscal estadual agropecuário da Adab, Aderbal Machado, estiveram presentes na reunião, agendando a data da provável inauguração da Cooperativa, que será divulgada em breve.

Ascom Adab, 24/09/2014

noticia.ascom@adab.ba.gov.br