A Naturaves recebeu o certificado de parceria com o Projeto Adab na Escola na atividade de Educação Sanitária em aula prática sobre abate de aves inspecionado

Fortalecer o setor avícola e proporcionar alimentos com qualidade para a população do Extremo Sul, desenvolvendo o abate inspecionado de aves na Bahia, foi o que motivou a ida do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), Paulo Emílio Torres, ao Naturaves em Eunápolis, no último dia 26 de novembro. O objetivo da visita às instalações do matadouro avícola e granjas, foi verificar a utilização do sistema pioneiro na Bahia, de produção para a avicultura de corte, o Dark House.

O aviário fica escuro durante o dia e claro no período da noite, sendo possível controlar a luminosidade e proporcionar um conforto térmico, gerando menores perdas por estresse calórico. Por isso, as aves se desenvolvem com um ganho maior de peso e a taxa de mortalidade é reduzida, além de permitir uma maior densidade de aves por m² de galpão. “Posso controlar o ambiente do início ao final do processo, permitindo uma menor conversão alimentar e melhor ganho de peso diário (GPD), trazendo com tudo isso um melhor resultado e maior retorno financeiro”, explicou o empresário e integrante da Família Cesconetto, Jucimar Modenezi. A Granja Cesconetto possui 35 mil aves nos galpões automatizados com o Dark House desde junho deste ano.

O sistema visa o aumento da produtividade e do bem-estar na produção de frangos de corte para a evolução dos métodos de produção, “importante incentivo à avicultura da Bahia que é o segundo maior produtor de frangos do Nordeste. O bem-estar animal é um assunto de crescente importância no cenário avícola mundial, já que alguns países colocam restrições à comercialização de produtos obtidos fora das condições de respeito ao bem-estar animal”, disse Torres após o patriarca da família, senhor Adelino, se juntar ao Juscimar e Cleomar, e contar a história da vinda do Espírito Santo para a Bahia. “Boas práticas no manejo estão diretamente relacionadas à qualidade da carne (maciez, suculência, cor)”, completou.

O Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, acredita que este modelo vem promover e desenvolver a avicultura de corte que, atualmente, constitui-se na cadeia produtiva mais organizada do complexo industrial da Bahia, além de ser a atividade mais dinâmica do setor agropecuário. “Temos a capacidade de promover a fixação e ocupação do homem no campo, contribuindo assim, para a geração de emprego e renda. Isso é um reconhecimento do trabalho empenhado da Adab na busca por um alimento de qualidade, comercializado dentro dos padrões legais, com impactos positivos na saúde pública".

Jucimar Modenezi explicou que percebeu a necessidade de modernização da granja para aumentar o potencial competitivo. “Precisava de um sistema que garantisse um programa específico de luz e adequado sistema de ventilação, características encontradas no Dark House para produção de aves de corte”. Como o Naturaves mantém os dois sistemas em funcionamento, o convencional e o Dark House com cortina e construção, já se consegue perceber melhorias significativas com o uso do referido sistema. A adoção do sistema agregou o aumento na produtividade, efetiva redução do número de aves machucadas, redução do tempo de engorda e animais bastante tranquilos.

Indústria apóia atividade de educação sanitária

A Naturaves recebeu os alunos das escolas municipais e estaduais da região contempladas com o Projeto de Educação Sanitária “Adab na Escola”. Os estudantes visitaram o matadouro e puderam aprender um pouco mais sobre a qualidade da carne e a importância do abate avícola inspecionado como tema transversal à grande de ensino. A empresa proporcionou grandes momentos para as crianças, “isso nos permite inserir a defesa agropecuária na educação dos estudantes durante todo ano letivo, com assuntos relacionados às áreas de defesa sanitária animal, vegetal e inspeção de produtos formamos jovens sanitaristas”, afirmou o médico veterinário à frente do projeto na gerência de Eunápolis, Epaminondas Peixoto.

Inaugurado em junho do ano passado a Naturaves, o Matadouro de Aves e Coelhos da Granja Cesconetto, fortaleceu o setor avícola e melhorou a qualidade dos alimentos comercializados na região. “Hoje nós produzimos sob um rigoroso controle de qualidade que vai desde a criação, processamento, comercialização e transporte, até o acondicionamento nos pontos de venda. Temos também que contribuir para a conscientização dos futuros consumidores de frango inspecionado”, informou o Cleomar Cesconetto, representante da nova geração da Família.

A Adab entregou o certificado de agradecimento ao apoio dispensado à atividade de Educação Sanitária e firmou uma parceria para ações futuras.

Ascom Adab

Confira o álbum de fotos

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461