A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, capacitou agricultores familiares na área técnica de enxertia em graviola, cupuaçu e cajá. O curso de Manejo Integrado de Pragas com Uso de Porta-Enxertos Resistentes aconteceu na última terça-feira (03) no assentamento Nova Vitória, em Ilhéus, com o objetivo de garantir a sanidade vegetal e melhorar produção destas três culturas que vêm se tornando nas melhores alternativas de diversificação de cultivos e agregação de renda na região.

“O crescimento da produção está diretamente ligado a sanidade. Por isso, é fundamental estabelecer estratégias de ação em conjunto com o produtor e difundir informação para que os agricultores familiares tenham um produto de qualidade para ofertar ao mercado”, informou o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá.

Durante o treinamento agricultores receberam informações sobre a importância da enxertia como resistência à pragas e os métodos utilizados em Graviola, Cupuaçu, sem semente, e Cajá. Eles ainda acompanharam uma aula prática no Viveiro do Assentamento para demonstração dos métodos aprendidos na teoria.

Para o engenheiro agrônomo da Adab, Geraldo Nascimento, é importante a utilização de porta-enxertos resistentes à patógenos presentes no solo quando se trabalha com espécies suscetíveis como a graviola. Nascimento explicou ainda que dados de pesquisas apontaram o Araticum e biribá, do Gênero Rollinia, como porta-enxertos resistentes à Phytophthora e Broca do coleto, pragas da gravioleira. “O cajá por enxertia inicia a produção a partir do 4º ano, cujo porte baixo facilita os tratos fitossanitários. Para o Cupuaçu existe a cultivar sem semente com 70% de rendimento de polpa, além da resistência a pragas de solo.”, completou Geraldo, lembrando que a Agência realizou inquéritos fitossanitários entre 2010 e 2012, constatando que apenas 0,5% dos 800 produtores de graviola utilizam esta tática de controle de pragas.

A Bahia detém 85% da área cultivada com graviola no Brasil, com destaque para as regiões do litoral sul e extremo sul do Estado, além de ser maior produtora mundial de Graviola. “Diante da importância econômica desta cultura, a equipe técnica da Adab vem realizando um grande trabalho em campo, identificando ocorrências fitossanitárias, táticas de controle de pragas, produção de viveiros de mudas e rastreabilidade”, informou a coordenadora do Projeto de Manejo Integrado das Pragas das Anonáceas, Keyla Soares.

A Adab, através da coordenadoria regional em Itabuna e da gerência em Ilhéus, contou com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ilhéus e do Ceplac.

Ascom Adab, 06/09/2013

Tel/Fax: 71. 3116-8461