O governo do Estado investirá mais de R$ 120 milhões nas agroindústrias familiares baianas este ano, através de ações previstas em editais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com oferta de suporte técnico para qualificação da gestão, melhoramento da produção e ampliação do acesso ao mercado.

"Investir nas agroindústrias familiares é fortalecer a economia rural, gerar renda e ampliar as oportunidades no campo. O apoio técnico desses editais será fundamental para que os pequenos produtores prosperem e ampliem sua presença no mercado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, durante uma reunião virtual, nesta sexta-feira (3), com representantes de 400 agroindústrias do estado.

De acordo com o governo baiano, os editais contemplam dois tipos de agroindústrias: as dinâmicas, que já possuem experiência de mercado e buscam expandir sua comercialização; e as ativas, que enfrentam fragilidades de gestão e precisam de suporte para alcançar competitividade.

As organizações selecionadas poderão contratar profissionais especializados, como Agentes de Negócios, Técnicos de Gestão e Mercado e Técnicos de Apoio à Produção, que terão a missão de implementar planos de negócios, criar soluções inovadoras e ampliar o acesso a mercados.

Nesse processo, a Adab, que conta com uma Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA), é responsável pela inspeção, fiscalização e controle dos produtos de origem animal quanto aos aspectos higiênico-sanitário e tecnológicos contribuindo para a oferta de produtos com qualidade ao consumo humano.