No domingo (10), o assentamento de reforma agrária Três de Abril, localizado no município de São Sebastião do Passé, Recôncavo Baiano, foi contemplado com ações educativas sobre sanidade avícola. A iniciativa partiu da vigilância ativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ao constatar que na localidade foram detectadas aves doentes, com mortalidade, em criatórios de fundo de quintal. 

Os produtores assentados aprenderam sobre o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário, destacando as raças de aves específicas para a região, tipos e seleção e principais doenças respiratórias, reprodutivas e nervosas, bem como as doenças do trato digestivo e provocadas por manejo. 

Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ações educativas como esta são essenciais para motivar e ensinar o pequeno produtor em como proteger seu plantel de aves domésticas, notificando à ADAB quando a ocorrência de doenças. 

O Coordenador do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido, esclareceu que estas atividades são fruto da parceria entre a ADAB e Grupo de Estudo de Sanidade Avícola da Universidade Federal da Bahia, coordenado pela professora Lia Fernandes. O evento teve o apoio da Associação Baiana de Avicultura, através do Fundo de Emergência Privado (Faeba), mantido pelo setor privado, como objetivo de compensar os produtores em situação de emergência, auxiliar as ações de defesa sanitária e divulgar a avicultura do Estado. 

Ao final do evento foi apresentada uma peça teatral, com a atuação de alunos da Escola de Veterinária da UFBA, quando todos os assuntos discutidos foram exemplificados de forma lúdica. 

Ascom Adab, 13/04/2016
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: 71. 3116-8461