Bahia é destaque em oficina sobre a inspeção de produtos de origem animal em Brasília

Os desafios da inspeção de produtos de origem animal. Este foi um dos principais temas da oficina do grupo de trabalho que debateu a reestruturação do Serviço de Inspeção Brasileiro de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi destaque quando o diretor de Inspeção, Willadesmon Silva, apresentou na estrutura, os pontos positivos e principais desafios do Serviço de Inspeção Estadual da Bahia.

O encontro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), começou na terça-feira (11) e encerrou ontem (13), na sede do IICA, em Brasília.

Os participantes da oficina apontaram como principais desafios do setor a necessidade de adequar a frequência da fiscalização em estabelecimentos sob regime de inspeção periódica, de redistribuir os servidores e de atualizar as técnicas de inspeção. Eles defendem ainda a fiscalização com base em processos, com estimativa de risco; o apoio laboratorial; o controle de resíduos químicos; e mecanismos de autofinanciamento para a geração de recursos decorrentes de fiscalização dos produtos. O papel da empresa e o papel da fiscalização também foram debatidos.

A garantia da saúde pública, tanto dos produtos consumidos no Brasil quanto dos exportados, também foi um dos temas abordados durante a oficina que reuniu representantes dos municípios, estados e da União.

ASCOM/ADAB, com informações da ASCOM/MAPA

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida