Encerra hoje (04) a IV Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, CNDA, em Belém, capital do Pará. A Bahia foi representada pelos profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, neste evento considerado o fórum máximo de discussões do segmento. O objetivo proposto e alcançado foi provocar a discussão que norteou por cinco eixos temáticos: Defesa Agropecuária e Sustentabilidade; Políticas para o Fortalecimento da Defesa Agropecuária; Pesquisa, Tecnologia e Inovação: o Suporte da Defesa Agropecuária; Defesa Agropecuária em Cadeias de Produção Animal; e Defesa Agropecuária em Cadeias de Produção Animal.

A Bahia atualmente é referência no trabalho realizado de emergência fitossanitária em relação à lagarta Helicoverpa Armígera, praga que vem atacando as lavouras de algodão, soja e milho do Oeste baiano. “Palestras e uma mesa-redonda sobre a Helicoverpa discutiram políticas de combate, identificação e diversidade genética, além da vivência que a Bahia possui nas emergências acerca desta praga”, ressaltou a fiscal estadual agropecuária e engenheira agrônoma, Suely Brito, que participou ativamente das expedições emergenciais no Oeste baiano.

Thiago Mastrangelo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou estudos sobre a Helicoverpa Armigera, relatando que a praga já está presente na região amazônica. "Esta lagarta tem uma capacidade migratória de 200 a 300 km durante uma noite", enfatizou Mastrangelo.

Uma mesa-redonda também aconteceu na última terça-feira (01) sobre "O futuro da cacauicultura brasileira frente às principais ocorrências fitossanitárias". Na mesa estavam o Getúlio Moreno (Idaron), Wagner Conceição (Mapa), Paulo Sérgio Albuquerque (Ceplac), Catarina Sobrinho (Adab) e Milton Cunha (Mapa).

A Bahia se destacou nas mesas-redondas realizadas sobre a sanidade dos animais aquáticos e das aves, além da oferta de alimentos de origem animal seguros, com participação do Ima, Mapa e Adab.

O evento contou com a representação de 22 Unidades da Federação, ofertando aos participantes 95 trabalhos apresentados em forma de pôsteres, cujos resumos estão disponíveis de forma digital na Rede de Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária <inovadefesa.ning.com>. A Adab apresentou quatro trabalhos de pesquisa na área animal e seis na área vegetal. Na Área Vegetal os temas propostos foram a “Implantação e Manutenção do Sistema de Manejo de Risco (SMR) da Praga Mosca-das-frutas em Cultivos de Mangueira no Vale do São Francisco/Bahia” e o “Serviço de Vigilância Epidemiológica Detecta Cochonilha Rosada do Hibisco no Estado da Bahia, Brasil”. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, e o diretor de Defesa Sanitária Animal também da Adab, Rui Leal, prestigiaram o evento e acompanharam as apresentações dos pôsteres, bem como a relevante coordenação do II Encontro de Mestrados Profissionais e Mestrados Agropecuários.

A cidade escolhida para sediar a V edição da CNDA, em novembro de 2014, é Santa Catarina. Esta IV edição foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Pará (MAPA/SFA/PA), Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), contando também com diversas instituições apoiadoras, tais como: ABEG, ABIA, ABIEC, ABIPECS, AENDA, ANDAV, ANDEF, CNA, CREA-PA, CRMV-MG, CRMV-PA, FAO, FIEPA, FONESA, IICA, PARATURBEEPOINT, SEBRAE, SESI, SINDAG, SINDAN, SINDIRAÇÕES, UBABEF, UFRA, UNAFA, UNIEC, CEPLAC, SAGRI, SEPAQ e Embrapa Amazônia Oriental.

AscomAdab

www.adab.ba.gov.br