20140828_Inauguração_Frigocezar

O aumento do parque industrial frigorífico foi de 94% em 8 anos, crescendo de 18 unidades de abate em 2006, para 35 em 2014, ampliando a oferta de produtos cárneos seguros e de qualidade para toda a Bahia.

A região da Chapada-norte baiana comemora a inauguração do Frigorífico FRIGOCEZAR, localizado no Km 20 da BA 131, no município de Miguel Calmon. A cerimônia realizada na tarde de hoje (28) contou com a presença do Governador da Bahia Jaques Wagner, que entregou o certificado de inspeção estadual, legalizando a produção de produtos cárneos seguros e de qualidade, e pode visitar as instalações, sempre acompanhado da diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), representando o Secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro.

“A cadeia produtiva da carne é um dos segmentos da agroindústria baiana que tem se consolidado de forma significativa nos últimos oito anos, tendo o Estado participado de forma efetiva nesta mudança”, disse o Governador do Estado. Neste período o aumento do parque industrial frigorífico foi na ordem de 94%, quando comparado o ano de 2006 com 2014, o que tem proporcionado não apenas um forte incremento na geração de emprego e renda, mas também na oferta de carne inspecionada.

Com um investimento estimado em sete milhões e quinhentos mil reais, o Matadouro Frigorífico Regional da Chapada Norte (Frigocezar) passa a integrar o Programa de Regionalização do Abate, ofertando produtos com segurança alimentar, e irá atender a demanda de abate da região. Este empreendimento tem a capacidade média diária de abate de 300 bovinos, podendo contemplar ainda 200 caprinos ou ovinos/dia e impulsionará a economia regional com a geração de 100 empregos diretos e 300 indiretos.

O empreendimento vai contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da carne, aumentando ainda a oferta de carne segura no Estado, assegurando para a população produtos inspecionados de qualidade fortalecendo o Programa de Regionalização e Descentralização do Abate no Estado.

Serviço de Inspeção Estadual

Para que este empreendimento estivesse em condições de funcionamento, dentro das exigências sanitárias, a Adab foi responsável pela orientação e aprovação técnica do projeto. Somente após anuência das instalações por parte ADAB, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, atestando as exigências técnicas vigentes em lei, a unidade de abate pode ser registrada no SIE.

“Não estamos lidando apenas com uma unidade de abate que precisa estar em conformidade com as normas legais. O FRIGOCEZAR é um empreendimento que valoriza a inovação, com tecnologia de ponta e equipamentos de qualidade”, enfatiza o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas, ressaltando que o compromisso da ADAB é com a saúde pública, uma vez que a inauguração de um matadouro coíbe o abate clandestino.

Para o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o frigorífico chega num momento de intenso desenvolvimento para o território identidade Piemonte da Chapada Diamantina. “A região está bem estruturada e o frigorífico vem para incrementar e desenvolver o mercado nos municípios, principalmente de Miguel Calmon e Jacobina”, avaliou Torres, que representou o Secretário da Agricultura Jairo Carneiro, destacando que após a criação da câmara setorial da carne esta cadeia produtiva tem se destacado nacionalmente, demonstrando expressivo crescimento na produção pecuária, “traduzida na forte expansão do parque industrial de matadouros frigoríficos na Bahia”.

O Parque Industrial frigorífico da Bahia conta com 35 empresas registradas no Serviço de Inspeção, sendo 10 no SIF e 25 no SIE, com a perspectiva de inauguração de mais uma unidade de abate em 2014, atingindo 100% de crescimento em 8 anos.

Veja aqui fotos do evento.

Ascom Adab

Crédito Fotográfico: GOVBA/Manu Dias