No mês de dezembro, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) foi notificada por um produtor de suínos do municípío de Mata de São João, sobre a morte de animais, em sua propriedade, com suspeita de PSC (Peste Suína Clássica). Imediatamente, fiscais estaduais de defesa agropecuária dirigiram-se à propriedade e tomaram todas as providências recomendadas pelo protocolo de defesa, entre elas, coleta de sangue para exame no Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) em Minas Gerais, onde foi descartada a ocorrência de PSC.
A Bahia, em função dos casos de PSC nos estados de Alagoas, Piauí e Ceará, está em estado de alerta para a doença. O pronto atendimento da demanda demonstra a seriedade com que o tema vem sendo tratado na ADAB, bem como o preparo da equipe para agir num eventual caso de PSC.
A Bahia é considerada pela OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal) como zona livre da PSC, status que permite a exportação de produtos agropecuários do estado, e funciona como zona de proteção para os estados do Sul e Sudeste, grandes exportadores de produtos de origem suídea.