Agricultores familiares assentados da Reforma Agrária, do Assentamento Lulão, situado no município de Santa Cruz de Cabrália, Território de Identidade Costa do Descobrimento, estão sendo beneficiados, nesta sexta-feira (5), com um mutirão para a emissão ou renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf).



A ação é uma estratégica da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para o fortalecimento da agricultura familiar. Com a DAP/Pronaf, os agricultores familiares podem acessar a diversas políticas públicas, a exemplo do Pronaf, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).



João Neto, coordenador da Bahiater, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Costa do Descobrimento, com sede em Eunápolis, explica a importância de ser realizado o mutirão, em um assentamento da reforma agrária: “Estamos empoderando estes beneficiários para que eles possam, por meio da DAP, ter a oportunidade de participar das chamadas públicas, e com isso, vender os seus produtos nos mercados internacionais, além de acessar o crédito nas instituições bancárias. É um documento que certifica agricultores familiares”. 



Antônio Pestana, assentado da Reforma Agrária, do Assentamento Lulão, relata os benefícios já adquiridos pela DAP: “Com ela, conseguimos vender nossos produtos para a merenda escolar e também nos hotéis de Porto Seguro. Sem a DAP, não é possível vender nossos produtos em nenhuma instituição”.



A agricultora familiar assentada da Reforma Agrária Célia Santos tirou a DAP pela primeira vez e conta suas expectativas para comercialização da sua produção voltada para o cultivo de hortaliça, feijão e mandioca: “Com este documento, vamos acessar o mercado para a venda dos nossos produtos. A DAP é importante para nos pequenos agricultores. Com ela, pretendemos conseguir empréstimo no banco para melhorar nossa produção, conseguir o auxílio doença ou o auxílio maternidade”.