A equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), monitorou a chegada de 85 bezerros da raça Jersey procedentes do estado de Santa Catarina, cujo status sanitário para febre aftosa é reconhecido internacional como livre sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. A chegada aconteceu no fim do mês de setembro, em Entre Rios, e, para atender a normativa vigente nº44, de 02 de outubro de 2007, os animais foram vacinados contra aftosa, ficando em observação durante 30 dias na propriedade de destino, até o reforço da vacinação.

Durante o período de isolamento, os animais não podem transitar pelas rodovias baianas e áreas de reconhecimento internacionalmente como  livre de aftosa com vacinação. “As medidas ainda são necessárias para atender a legislação vigente e assegurar a sanidade pecuária baiana e para adaptação dos animais, já que o clima e as condições do solo são muito diferentes da região de origem”, explica o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ressaltando que o reforço acontecerá já na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada sempre nos mês de novembro de cada ano. “No próximo mês os criadores têm o compromisso com a Sanidade Animal baiana, vacinando apenas os bovídeos com até 24 meses e declarando todo o rebanho”, acrescenta Leal.

As 84 novilhas na faixa etária de 12 a 14 meses e 01 reprodutor jovem na idade de 1 ano, foram adquiridos para reprodução e produção leiteira. A raça Jersey pode apresentar uma produção média superior a 30 litros de leite/dia e o criador já vislumbra a chance de desenvolver um empreendimento, que prevê a instalação de uma indústria de leite na região.

 

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461