A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em pareceria com a Prefeitura Municipal de Bonito, realiza o I° Seminário de Fitossanidade da Cultura do Abacaxi. Na próxima sexta-feira, primeiro dia do mês de agosto, os produtores vão discutir sobre os aspectos gerais da cultura, manejo, fitossanidade do abacaxizeiro, bem como, os temas relacionados aos agrotóxicos: aquisição, transporte e armazenamento e uso correto.

Na oportunidade, serão distribuídas 200.000 mudas de abacaxi aos produtores, além de recursos para preparo do solo e adubação, já que o município de Bonito foi contemplado com um projeto de implantação da cultura do abacaxi da Secretaria de Agricultura da Bahia. “A preservação da saúde da cadeia produtiva do abacaxi é de suma importância, considerando a potencialidade de desenvolvimento social e econômico, na geração de postos de trabalho e renda, além da garantia da qualidade e segurança do alimento, com reflexos positivos para os indicadores socioeconômicos”, ressalta o secretário de Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro.

Antes de entregar as mudas os profissionais da Agência precisam capacitar os produtores quanto ao manejo da cultura. “Defender a abacaxicultura baiana contra a Furiariose, principal praga desta cultura que vem dizimando as lavouras com perdas de 20 a 90%, de acordo inquéritos fitossanitários realizados pela Agência durante o ano de 2012, é o objetivo da Adab, por meio da coordenação do Projeto de Fitossanidade do Abacaxi”, explica o coordenador da Adab, o engenheiro agrônomo Antônio Bergman.

Hoje o município de Bonito já conta com mais de 20 hectares de abacaxi plantados, obtendo resultados satisfatórios atestados pelos produtores. “Temos a certeza que com os incentivos da SEAGRI e com a parceria com a ADAB temos muito a crescer e vir a se destacar na produção de abacaxi”, ressaltou o secretário de Agricultura de Bonito, Marcio Cunha.

“A produção de abacaxi é extrema de importância econômica para o Estado porque se trata de uma atividade geradora de emprego e renda para os pequenos agricultores”, salienta o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, ressaltando que, só adotando as medidas propostas pela Adab o produtor conseguirá o aumento de renda por unidade de área.

Seminários semelhantes já foram realizados nos município de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itaetê, Ruy Barbosa, Macajuba, Andaraí e Wagner, sempre levando conhecimento ao produtor e fortalecendo a cultura para a geração de trabalho e renda na região.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461