Na semana que antecedeu o feriado da Semana Santa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou ações de fiscalização sanitária na região de Barreiras. No dia 26 de março, no município de São Desidério, 2 toneladas de carne e 200 kg de peixe foram apreendidos por estarem impróprios para consumo.

Todos os produtos estavam sem condições mínimas higiene e impróprios para consumo.As toneladas de carne eram provenientes de abate clandestino e eram transportadas em condições inadequadas de temperatura, acondicionadas e conservadas de maneira irregular. Os 200 kg de peixe também estavam em desacordo com as exigências sanitárias vigentes em lei.

“Esses produtos não tinham documentação fiscal, documento de origem e, se comercializados, certamente chegariam às mesas dos consumidores, deixando os mesmos expostos a enfermidades infecciosas ou parasitarias”, ressalta o coordenador regional da Adab de Barreiras, Sanderson Barreto.

Desde o início do ano a Agência, em parceria com a Polícia Militar e Rodoviária Federal, vem intensificando as operações de fiscalização nas estradas da Bahia, objetivando coibir o comércio de carne clandestina em todo o Estado. Em março uma grande operação de fiscalização foi montada em diversos pontos e retiraram de circulação mais de 40 toneladas de produtos entre carne bovina, queijo, requeijão e pescado, todos sem obedecer às normas sanitárias de transporte, comercialização e consumo.

As cargas apreendidas pela equipe de fiscais da Agência foram descartadas no aterro sanitário da região.

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab