Visando uma melhoria da qualidade da banana produzida na região do baixo sul baiano, a Coordenadoria Regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Itabuna está promovendo reuniões com o setor produtivo na região. Seguindo orientação do Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, em aproximar a Seagri do agricultor, Fiscais Estaduais Agropecuários da Agência atualizaram os produtores quanto aos procedimentos e normas para emissão da Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) da produção da banana.

O encontro, ocorrido no auditório local do Senar em Gandu na última semana, contou com a participação de representantes da cadeia produtiva da banana da terra, reunindo ainda produtores dos municípios de Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Itamari, Nova Ibiá e Piraí do Norte. “Nosso objetivo é contribuir para consolidar a cadeia produtiva da banana, promovendo uma maior credibilidade à certificação do produto e a rastreabilidade da origem da produção”, explica a Coordenadora Regional de Itabuna, Fernanda Mendonça que também tratou do assunto com comerciantes da região.

Como consequência desta primeira reunião, os representantes da Adab, Responsáveis Técnicos pela CFO, comerciantes e os produtores de banana firmaram compromissos, objetivando a correção das inconformidades detectadas pela Agência no sistema de certificação da banana regional, de forma a garantir ao Estado da Bahia a credibilidade e a manutenção do status de Área Livre de Sigatoka negra e Moko da bananeira. “A iniciativa foi válida e positiva na medida em que discutiu questões importantes para o fortalecimento da bananicultura como a legislação fitossanitária para a emissão de CFO, a organização da cadeia produtiva da banana da terra, o cadastramento das Unidades Produtivas de banana, o associativismo rural, a instalação de Unidades de Consolidação de CFO, além da inspeção fitossanitária e o monitoramento das lavouras de banana”, acrescentou o Coordenador Estadual do Programa de Prevenção a Sigatoka negra e Moko da bananeira, Rodrigo Donato.

A Bahia atualmente mantém o status de Área Livre de Sigatoka Negra e Moko da bananeira, conforme a Instrução Normativa – IN 02 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em vigor desde 30 de janeiro de 2008. “Nossa missão é zelar pela fitossanidade das lavouras baianas, mantendo a bananicultura longe das principais pragas que afetam a produção e trazem prejuízos ao setor”, finalizou o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá.

Ascom / Adab