A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) orientou 156 participantes, entre agentes comunitários de saúde, pecuaristas e revendedores de produtos agropecuários, sobre as ações de controle da Raiva dos Herbívoros. As palestras aconteceram de 26 a 30 de maio, nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Casa Nova, Região Norte da Bahia, com o objetivo de alcançar maior participação da comunidade nas ações de controle da raiva dos herbívoros, notificando à Adab sobre as suspeitas da raiva em seus animais e presença de morcegos vampiros na região.

O coordenador do Programa Estadual de Controle a Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Néder, apresentou as ações no controle e como identificar os sinais da raiva. Uma reunião técnica com equipe da coordenadoria de juazeiro também foi realizada para alinhar procedimentos e dar sequência ao trabalho iniciado, incentivando, cada vez mais, os criadores a aderirem às recomendações.

O coordenador regional, Carlos Kléber, explicou que a parceria vai fortalecer as ações de controle da raiva em herbívoros em todos os municípios que compõem a região e o setor produtivo vai defender a saúde animal e garantir a saúde pública.

Este trabalho foi iniciado na coordenadoria de Itapetinga e os Agentes Comunitários de Saúde já se comprometeram em desempenhar o papel social de mediador entre a Adab e o meio rural, além de promover a saúde de indivíduos e da pecuária regional.

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br