Com o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades rurais do município de Araçás, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estabeleceu parcerias para orientar pequenos produtores de aves. A idéia é explicar técnicas e formas simples de manejo para melhorar a implantação de projetos que gerem trabalho e renda para a população da zona rural.

a

Nos últimos dois meses, a Associação Quilombola da Chapada e a Associação Quilombola do Campo Limpo participaram da palestra “Criando Galinha com Saúde”, ministrada pelos técnicos em fiscalização da Adab, Edivan Ferreira e Paulo de Tarso. Os eventos foram organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura de Araçás, “refletindo a parceria e esforço do poder municipal, para promover o desenvolvimento das comunidades rurais do município”, disse o secretário Cleudimar Maia, lembrando que os projetos são fomentados pelo Governo do e Estado que disponibiliza também assistência técnica fixa na comunidade para os produtores.

a

Para pleitear os editais de projetos as associações precisam atender a requisitos prévios que estabelecem uma pontuação. Além da implantação do projeto avícola já existe uma horta e uma cozinha comunitária, onde são produzidos doces artesanais. “O pequeno produtor também precisa ser capacitado e trabalhar de acordo com as normas legais vigentes. Trata-se de uma questão de segurança para quem produz e saúde para quem compra”, acrescenta o técnico em fiscalização da Adab, Paulo de Tarso. Com a presença da Agência no ciclo de palestras os produtores da região aprendem conhecimentos técnicos de defesa sanitária animal, visando à proteção da exploração e viabilização de bons resultados.

a

“E esse é um dos papéis da Adab: proteger o patrimônio do produtor que pode ser pequeno hoje, mas tem todas as possibilidades de crescimento e, devidamente capacitado, pode alcançar mercados, melhorar sua condição de vida e promover o desenvolvimento econômico da região”, completou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, acrescentando que o corpo técnico da Adab é referência no Brasil em treinamento e capacitação para a defesa agropecuária.

Os eventos também contam com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Ascom Adab 06/10/21

Tel: 3091-2044 / 99948-8385