Definido o prazo para a entrada em operação em todo o Estado do RH Bahia, o novo sistema de gestão de Recursos Humanos implantado pelo governo baiano. A partir de agora, a equipe do projeto – realizado pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a empresa contratada Resource – trabalha de forma intensiva para garantir que no próximo dia 1º de agosto o software entre em operação em 53 órgãos, autarquias e fundações, permitindo a automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

“O novo prazo representa um desafio para a equipe do RH Bahia que só será vencido com o comprometimento dos nossos parceiros, a exemplo da Prodeb e da empresa contratada Resource, além da alta gestão dos órgãos estaduais onde o sistema será implantado”, afirma o secretário de Administração Edelvino Góes. O secretário vem acompanhando de perto o andamento dos trabalhos, tendo participado da última reunião do Comitê Executivo do projeto, ocorrida no dia 8 de março.
Atualmente, boa parte do esforço do projeto se concentra na execução dos testes unitários. O objetivo é simular situações concretas para verificar na prática a operação do novo sistema. Na seqüência, está prevista a realização dos testes integrados – nos quais as operações são testadas em conjunto – e do chamado “paralelo de folha”, quando folhas de pagamento já processadas são reproduzidas no novo sistema para comparar resultados e eliminar inconsistências.

Em paralelo, seguem os preparativos para a realização do treinamento dos usuários. A proposta é capacitar 3 mil servidores por meio de ferramentas de educação a distância, sendo que 300 deles participarão também de uma etapa presencial. A equipe do projeto já deu início ao processo de elaboração do material didático para os cursos. Em paralelo, os pontos focais do projeto em cada órgão estão sendo mobilizados para uma reunião no próximo dia 15 de março, com o objetivo de alinhar estratégias de seleção e convocação dos servidores a serem capacitados.

Previdência – Além do ajuste no prazo, outra novidade anunciada pelas lideranças do RH Bahia foi a inclusão nesta etapa de implantação dos processos relativos à Previdência, que pelo planejamento anterior só seriam integrados ao sistema após a entrada em operação nos órgãos da administração direta. Isso significa que já a partir de agosto, o processamento da folha de pagamento de aposentados e pensionistas deverá ser realizado por meio do RH Bahia. Com a iniciativa, sobe para 270 mil o número total de pessoas a serem beneficiadas pelo projeto nesta segunda onda de implantação. Na primeira onda, concluída em janeiro de 2017, o sistema gerou impacto na rotina de 3 mil empregados públicos e servidores de oito empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado.

Iniciativa pioneira na administração pública nacional, o RH Bahia visa modernizar a gestão de Recursos Humanos do Estado por meio da implantação do módulo Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido. A iniciativa permitirá ao governo aprimorar controles internos, obter economia financeira e mais rapidez no acesso a dados gerenciais, além de garantir mais transparência e facilidade no acesso a informações e serviços para os servidores.