Mais uma etapa rumo à ampliação de mercados para comércio de produtos de origem animal em todo o território nacional concluída. Agroindústrias dos Consórcios Públicos de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) passaram por auditorias técnico-administrativas nos Serviços de Inspeção Municipal de Serrinha, Conceição do Coité e Queimadas, tanto em suas sedes quanto nos estabelecimentos para o reconhecimento da equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Em setembro será a vez do Consórcio Portal do Sertão.

a

As auditorias fazem parte do Projeto Piloto CONSIM 2020-2021 que tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados. Dos 12 consórcios selecionados pelo Projeto, dois são da Bahia e iniciaram suas atividades em novembro de 2020. Os outros cinco consórcios que também estão sendo acompanhados pela Adab e SFA-Ba são Bacia do Paramirim, Recôncavo, Sertão do São Francisco, Vale do Jiquiriçá e Bacia do Jacuípe. “Quando um estabelecimento adere ao processo de inspeção, leva mais garantias ao consumidor, amplia mercados e melhora da condição social da região como um todo. É uma cadeia que se torna sustentável e cumpre metas de saúde pública”, enfatiza o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

a

Quando os consórcios estiverem aptos e considerados aderidos, as empresas integrantes poderão comercializar seus produtos no Brasil todo. A auditoria realizada pelos auditores federais do Ministério da Agricultura, Beatris Kuchenbecker e Dienenson Bourscheid foi acompanhada fiscais estaduais Daisy Viviane Santos e Kátia Lima e verificou as conformidades, atendimento à legislação e demais regras para o processo de equivalência. A próxima etapa é a elaboração de um relatório, encaminhado ao MAPA para posterior produção de um Plano de Ação do Consórcio para correção das não conformidades encontradas e melhorias de procedimento. “Essa auditoria é o primeiro passo dentro dos procedimentos efetivos de equivalência ao SISBI/POA”, explica Daisy Santos. “Outros cinco consórcios também passarão pelas mesmas etapas, fora do Projeto Piloto ConSim, num trabalho realizado em conjunto entre Adab e Superintendência Federal da Agricultura na Bahia”, complementou a fiscal estadual.

a

Para o diretor de inspeção, Rafael Mendes, é importante orientar e capacitar tecnicamente os consórcios públicos de municípios interessados em garantir a qualidade dos serviços e produtos do campo. “O Selo de Inspeção Municipal em equivalência com o SISBI/POA atesta a eficiência do modelo consorciado de ação, imprime mais celeridade ao processo de inspeção e assegura alimentos de qualidade na mesa dos baianos”, avalia Mendes, lembrando que os consorciados também têm à disposição uma consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para os quesitos de adequação ao Sisbi.

a    a

Ascom Adab 30/08/2021