Mais de 15 mil estudantes das redes pública e privada de ensino visitaram a Fenagro 2012. A iniciativa, da Secretaria da Agricultura por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), pretende aproximar a realidade do campo aos alunos da cidade, apresentando as cadeias produtivas da carne e do leite, além de outros produtos e subprodutos de origem agropecuária e os critérios a serem observados na hora de escolher alimentos saudáveis.

Nesta edição da Fenagro o Projeto Adab na Exposição recebeu visitantes especiais: 20 idosos do Abrigo Salvador, que deram um passeio pelas baias dos animais e conheceram o laticínio modelo para pasteurização e processamento de leite e derivados. O equipamento tem capacidade para até cinco mil litros/dia e está sendo abastecido pela vaquinha Sabiá, da Fazenda Canavieiras, que recebe pela quarta vez consecutiva a Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

Acompanhados por monitores, os estudantes aprendem noções de Educação Sanitária, recebem informações sobre as zoonoses – doenças dos animais transmissíveis aos homens – e aliam o conhecimento adquirido dentro da sala de aula àqueles apresentados durante a visita no Parque de Exposições de Salvador. Também participaram do Projeto Adab na Exposição os estudantes da Uneb de Juazeiro, IF Itabuna e Ituberá, das escolas agrotécnicas de Itabuna e Valença, além de menores em processo de ressocialização do Fundac.

“Nossa meta é aproximar a Adab, cada vez mais, da comunidade, através das escolas que é o alicerce para o conhecimento”, explica a Coordenadora do Proejto Adab na Exposição, Irma Do Amor. “Temos que difundir informação, esclarecendo a jovens e adultos dos prejuízos econômicos causados pela clandestinidade, problemas para a saúde humana e para o meio ambientes devido ao comércio ilegal de produtos de origem animal”, aponta a Médica Veterinária da Adab.

Na avaliação do Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, a Educação Sanitária é o agente promotor de mudanças comportamentais e instrumento de conscientização. “E, à medida que promovemos a Segurança Alimentar como tema transversal aos conteúdos da grade curricular, fazemos com que alunos e professores possam atuar como multiplicadores em suas comunidades, melhorando a qualidade de vida da população”, diz Torres, agradecendo a parceria com diversas entidades e empresas, entre elas os laticínios Mais Vida, JL Master e D´Leite, que ofereceram iogurte para degustação e aos alunos do curso de Gastronomia da Unirb que fizeram o lanche dos estudantes que visitaram a Fenagro 2012.

Ascom / Adab