O projeto educativo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), "Adab na Exposição", busca resgatar o elo perdido cidade campo, proporcionando aos visitantes da Fenagro vivenciar o que é produzido no campo e despertar a importância do segmento rural na vida da cidade. Cerca de 4 mil crianças devem visitar o Parque de Exposições para participar de atividades lúdicas e de lazer, com o objetivo de ensinar de forma dinâmica, conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental, produção e consumo de alimentos saudáveis.
Os temas abordados tratam da cadeia produtiva do leite e da carne, passando pela importância do alimento seguro. A novidade este ano foi a inclusão de um novo tema: Agrotóxicos e o seu uso com responsabilidade. Durante o passeio nas cadeias produtivas de carne e leite os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento com o teatro de fantoches que, de forma divertida, sobre a importância de consumir alimentos de origem animal inspecionados e os ricos que os agrotóxicos trazem a saúde.
A personagem da Vaquinha Afrodite ensina como identificar os carimbos de inspeção na hora de adquirir os produtos. A casa ecológica do Papai Noel é toda decorada com garrafas pet, ressaltando sobre a importância da reciclagem. As crianças tiram foto com o Papai Noel que esta todo vestido de verde e participam da oficina de reciclagem, onde aprendem a produzir brinquedos com garrafas pet.
Segundo a coordenadora do projeto, a médica veterinária da Adab, Irma do Amor Santos, o projeto visa integrar essas crianças que vivem nos centros urbanos com o meio rural, através de diversas atividades aliando educação e informação ao lazer. "Participa de atividades recreativas no espaço kids, é um momento lúdico, mas onde a educação é a ferramenta para mudarmos paradigmas", disse Irma.
A médica veterinária Monna Lisa Cruz, que realiza a recreação com as crianças nas cadeias produtivas, salientou que o público alvo são os estudantes na faixa etária dos 6 aos 17 anos, "mas as atividades se estendem aos grupos de crianças e adultos especiais, como recebemos a visita de pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce, idosos, universitários e demais visitantes".
As Voluntárias Sociais da Bahia sempre participam do projeto durante a Fenagro. Para a assistente social Elisângela Alcântara é importante eles estarem aqui já que, na maioria das vezes, são crianças com a rotina das creches que têm a oportunidade de vivenciar este momento diferenciado, com suas peculiaridades é sempre com algo para ensinar sobre os animais e os alimentos. "É uma forma de sair um pouco dos livros, do superficial, e ter um contato direto com os animai. A gente percebe a curiosidade e a alegria deles. É uma coisa singular".