A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano / Campus Santa Inês), no município de Santa Inês, está orientando os estudantes dos cursos técnico e de graduação em Zootecnia sobre Defesa Sanitária Animal.

A primeira turma desta disciplina na grade curricular já teve aulas ministradas por profissionais da Adab no âmbito do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra Aftosa, Sanidade Equina, dos Suídeos, sobre a Apicultura, Avicultura e no programa de Prevenção da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias Transmissíveis. Ainda deverão ser abordados temas como a Sanidade dos Animais Aquáticos; de Caprinos e Ovinos; Brucelose e Tuberculose, bem como o treinamento na área de coleta e remessa de materiais biológicos para laboratório.

O professor Fred Julião reconhece a importância da Defesa Agropecuária e que os alunos do segundo semestre de 2016 possam ter este conhecimento adquirido por ele mesmo, quando trabalhou na área de pesquisa do Laboratório de Sanidade Animal da Adab (Ladesa).

Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, é uma grande oportunidade para Adab e para todos os servidores envolvidos com os programas executados na área animal. "É possível transmitir conhecimento e interagir com estudantes que serão os futuros profissionais a ocupar lugares de destaque no agronegócio, ensino, pesquisa e na extensão".

O diretor ainda informa que tem sido uma experiência gratificante de interação com os alunos para a equipe de fiscais estaduais agropecuários, pois estes alunos serão os multiplicadores das informações adquiridas, assim como o Prof. Fred Juliano, que foi um dos mentores na criação desta disciplina no IF Baiano, quando teve contato com a defesa sanitária animal na Adab.

Ascom Adab - 09 de março de 2016

Tel.: (71) 3116-8461/8418