Ao participar, na terça-feira (3), da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), a diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ouviu a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmar que a defesa agropecuária será “prioridade máxima” da pasta nesta gestão. O encontro aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a eleição da nova diretoria do Fonesa, que passará a ser presidido pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Inácio Afonso Kroetz.

A Ministra espera que a Fazenda reserve mais recursos federais para a área, demanda que foi levada ao ministro Joaquim Levy durante reunião na semana passada. “Os recursos para defesa agropecuária serão distribuídos aos estados de acordo com regras técnicas e rigorosas”, afirmou Kátia Abreu, ressaltando alguns dos critérios a exemplo da localização em região de fronteira, participação em programas de erradicação de doenças e pragas, além de fundos emergenciais.

A ministra apresentou os principais pontos do Planejamento Nacional de Defesa Agropecuária, que também tentará diminuir entraves burocráticos e deverá ser lançado nacionalmente durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença de organismos internacionais.

O novo diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, participou pela primeira vez da reunião do Fonesa acompanhado dos seus diretores técnicos Rui Leal, Armando Sá e Adriano Bouzas, bem como do ex-diretor Paulo Emílio Torres. “A reunião foi muito importante e nos deu o respaldo para continuar prosperando nas ações de Defesa Agropecuária, sempre em prol da sanidade como base para o desenvolvimento do agronegócio baiano. O Mapa dará todo o apoio para agirmos veemente no manejo e controle da Mosca-das-frutas, que vem atingindo a fruticultura no Vale do São Francisco, região norte do Estado”, completou Oziel Oliveira.

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o Programa de Sanidade dos Equídeos, com referência para o Mormo, também foram temas discutidos na reunião. O Fonesa é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país e tem como principal finalidade fortalecer a atividade e promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal, inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem e educação sanitária.

Ascom Adab

Com informações da Assessoria de Comunicação do Mapa

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461