Entre as funções de defesa, educação sanitária e a manutenção dos status adquiridos pela Bahia, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) entregou na manhã dessa quinta-feira (31) 15 novas caminhonetes, do modelo Ford Ranger, que serão utilizadas nos processos operacionais da Defesa Agropecuária. As chaves dos veículos foram entregues pelo Governador, Rui Costa, pelo diretor-geral da agência, Bruno Almeida, deputados estaduais e federais. A solenidade simbólica ocorreu no município de Simões Filho.
Os veículos atenderão aos municípios de Alagoinhas, Cruz das Almas, Guanambi, Macaúbas, Seabra, Senhor do Bonfim. Outras nove servirão ao escritório de Salvador. “Vamos fortalecer os serviços executados pela ADAB para que a gente possa garantir a saúde pública, através de alimentos saudáveis e inspecionados, garantindo assim também o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, enfatizou o Governador, Rui Costa.
a

Os carros foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como objetivo reestruturar, implementar e coordenar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA. Segundo o diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida, o Governo do Estado e todo o corpo técnico da agência tem se empenhando para angariar recursos em prol da defesa agropecuária.

“Tudo tem se encaixado perfeitamente. Os nosso projetos para garantir esses recursos, a proposta de reestruturação da agência pelo Governo do Estado e esses convênios com o Governo Federal. É fundamental fortalecer o órgão, seja na estrutura física, administrativa, de profissionais e colaboradores. AADAB garante ao Estado a fiscalização dos produtos que vão para mesa dos baianos e dos brasileiros. Investir em defesa é investir em Saúde Pública”, finalizou.
a

Para a aquisição dos veículos foram investidos cerca de R$ 1,7 milhão.

Outras atividades do Governo em Simões Filho

Ainda em Simões Filho o governador o Governo do Estado vai investir R$ 31,5 milhões, nesta nova etapa, alcançando a casa de 24 mil pessoas. No total, contando com outras obras na área de esgotamento, que já estão sendo executadas no município, o investimento é de R$ 43 milhões.

Academia de Saúde
Visando à promoção da saúde e produção do cuidado, com a implantação de um espaço público dotado de aparelhos de ginástica, Rui Costa também garantiu o início das obras da Academia de Saúde, que serão executadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Um montante de R$ 238 mil será aplicado na estrutura que vai ficar instalada na Praça da Bandeira e irá abrigar atividades como yoga, capoeira e teatro. "Essa Academia vai trazer saúde para jovens e idosos e é um equipamento integrado a outras unidades básicas, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps)", complementou o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas.
Policlínica
Durante a vistoria, o governador Rui Costa percorreu todos os 3.661 metros quadrados que irão abrigar a Policlínica Regional, viabilizada pelo Consórcio Metro Recôncavo Norte, do qual fazem parte cinco municípios, além de Simões Filho. Localizado na esquina da Avenida A, e com previsão de entrega ainda para o primeiro semestre de 2019, o equipamento de saúde de média complexidade está com 62% das obras concluídas. O investimento é de R$17,5 milhões.