Uma tarde interativa reuniu os servidores da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), nessa segunda, 09 de setembro, quando se comemora o Dia do Médico Veterinário. “Uma celebração rápida, mas que expressa nosso agradecimento aos profissionais que estão com a gente em cada ação, no controle, fiscalização e inspeção para garantir a sanidade dos rebanhos e, em consequência, a saúde da população”, frisou o diretor-geral da autarquia, Maurício Bacelar.  Na ADAB, o time de médicas e médicos veterinários é de cerca de 20% do quadro geral de servidores.

Para os profissionais da área, exercer a medicina veterinária é um verdadeiro sacerdócio. “Eles são os responsáveis pela defesa agropecuária e sanidade dos rebanhos, através da prevenção, controle e erradicação de enfermidades que podem afetar a saúde animal, humana e ambiental” disse Rui Leal, diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB.

E como motivar os jovens para abraçar a profissão? A coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose da ADAB, a médica veterinária Luciana Ávila tem a resposta pronta. “O desafio das novas gerações e a criação de novos empregos, passam pelo uso de novos recursos, inovações no cuidado direto dos animais como clínica e tratamentos diferenciados como o câncer ou transplantes, até o grande avanço na área agroindustrial envolvendo a sanidade dos rebanhos, reprodução e alimentação até todo o setor que engloba normas sanitárias e de higiene para evitar a transmissão de doenças aos seres humanos oriundas de produtos de origem animal”. Quando orienta os estudantes para optarem pela medicina veterinária, Luciana descreve o universo que eles podem conhecer. “Além do que foi citado, tem as áreas de laboratório e elaboração de vacinas, venda de remédios e alimentos e atuação em prol de um maior desenvolvimento da medicina preventiva. É um mundo de possibilidades”, reforça.

A

A produção animal, a reprodução, a genética, a sanidade, a pesquisa, o ensino nas mais diversas cadeias produtivas do mundo animal, também são da responsabilidade do médico veterinário.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Willadesmon Santos destacou a nobreza da profissão “Além de cuidar dos animais, zelamos essencialmente pela saúde humana, promovendo o desenvolvimento do país que mantém posição de destaque mundial na produção de alimentos com qualidade. Garantia da segurança alimentar significa presença atuante do médico veterinário”.

A